30 setembro 2014

LITURGIA DIA 30 de SETEMBRO de 2014

Dia 30 de Setembro - Terça-feira 



SÃO JERÔNIMO
PRESBÍTERO E DOUTOR
(Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

 


Antífona da entrada: Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida (Js 1,8).

Oração do dia

Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Jó 3,1-3.11-17.20-23)

Leitura do livro de Jó. 3 1 Então Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia de seu nascimento. 2 Jó falou nestes termos: 3 “Pereça o dia em que nasci e a noite em que foi dito: uma criança masculina foi concebida! 11 Por que não morri no seio materno, por que não pereci saindo de suas entranhas? 12 Por que dois joelhos para me acolherem, por que dois seios para me amamentarem? 13 Estaria agora deitado e em paz, dormiria e teria o repouso 14 com os reis, árbitros da terra, que constroem para si mausoléus; 15 com os príncipes que possuíam o ouro, e enchiam de dinheiro as suas casas. 16 Ou então, como o aborto escondido, eu não teria existido, como as crianças que não viram o dia. 17 Ali, os maus cessam os seus furores, ali, repousam os exaustos de forças, 20 Por que conceder a luz aos infelizes, e a vida àqueles cuja alma está desconsolada, 21 que esperam a morte, sem que ela venha, e a procuram mais ardentemente do que um tesouro, 22 que são felizes até ficarem transportados de alegria, quando encontrarem o sepulcro? 23 Ao homem cujo caminho é escondido e que Deus cerca de todos os lados?”
Palavra do Senhor. 



Salmo responsorial 87/88
 

Chegue a minha oração até a vossa presença.
A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia,
e de noite se eleva até vós meu gemido.
Chegue a minha oração até a vossa presença,
inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

Saturada de males se encontra a minha alma,
minha vida chegou junto às portas da morte.
Sou contado entre aqueles que descem à cova,
toda gente me vê como um caso perdido!

O meu leito já tenho no reino dos mortos,
como um homem caído que jaz no sepulcro,
de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre
e excluiu por completo da sua atenção.

Ó Senhor, meu pusestes na cova mais funda,
nos locais tenebrosos da sobra da morte.
Sobre mim cai o peso do vosso furor,
vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.



Evangelho (Lucas 9,51-56)
 

Aleluia, aleluia, aleluia. Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em regate por muito (Mc 10,45).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 9 51 Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém. 52 Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada. 53 Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém. 54 Vendo isto, Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?” 55 Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente. 56 O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las. Foram então para outra povoação.
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho

Lucas inicia a narrativa da caminhada de Jesus da Galiléia a Jerusalém. Jesus toma a firme decisão de se dirigir ao centro do judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador, em um confronto direto com o estado teocrático judaico. Jesus sabia que com tal decisão arriscava sua própria vida. "Ia se completando o tempo para ser elevado ao céu": com esta afirmativa Lucas prepara sua própria e original narrativa da Ascensão que será feita no livro de Atos. Ao atravessarem a Samaria, os discípulos enviados a um povoado para preparar hospedagem devem ter cometido um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, estes discípulos queriam um fogo do céu para destruí-los. Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. O problema não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. O próprio Lucas, na parábola do samaritano, e, depois, João em seu evangelho destacam a acolhida dos samaritanos a Jesus.

0 comentários:

© -EBOMUSICA | Blogger Template HTML 5 | Designed by kimzigr | Using The 1KB Grid | Powered by Blogger